Tópicos Emergentes em Qualidade de Energia Elétrica

SOBRE O CURSO

 

Ementa: Redes inteligentes de energia elétrica: – caracterização. Qualidade de energia elétrica: definições e caracterizações. Impactos de tecnologias emergentes na qualidade de energia. Técnicas de detecção e extração de informações de distúrbios em medições (Power Quality Data Analytics).

 

Sobre o curso: Os sistemas modernos de distribuição de energia elétrica estão migrando de uma estrutura passiva não supervisionada para uma estrutura ativa supervisionada devido à introdução de novas cargas, como veículos elétricos e eletrodomésticos eletrônicos modernos, geradores distribuídos e dispositivos de medição e monitoramento com alta resolução. Apesar das vantagens técnicas e ambientais, tais avanços criam novos tipos de impactos negativos na qualidade da energia (QE) dos sistemas de distribuição. Por exemplo, o aumento na emissão de distorções de alta frequência por dispositivos baseados em eletrônica de potência, a elevação da tensão de neutro devido à conexão de grandes cargas desequilibradas, novas ressonâncias devido à introdução dos filtros de equipamentos eletrônicos etc. Este cenário cria preocupação nas empresas do setor elétrico, principalmente devido à falta de informação sobre como identificar e evitar/tratar os novos impactos na QE. O primeiro passo no processo de tratamento é a caracterização das causas e potenciais consequências dos novos problemas. Por outro lado, o avanço tecnológico também viabilizou maior instalação de medidores de alta resolução na rede. Isto disponibiliza grande quantidade de informações acerca da QE da rede e das condições de operação dos equipamentos, permitindo identificar e até mesmo antecipar eventuais problemas. É necessário conhecer técnicas para extrair informação de distúrbios nas medições e os tipos de eventos a que essas técnicas são aplicadas.

 

Neste contexto, este curso tem por finalidade apresentar e caracterizar problemas emergentes de qualidade de energia, que surgiram com a conexão de novas tecnologias (cargas, geradores, componentes da rede etc.) nos sistemas de distribuição de energia modernos. Adicionalmente, serão apresentadas técnicas de monitoramento e localização desses problemas, que se tornaram viáveis com o avanço das tecnologias de medição disponíveis nos sistemas modernos de energia elétrica.

 

DATA/HORÁRIO: 29 de agosto a 02 de setembro de 2022 - 08h30 às 12h30

CARGA HORÁRIA: 20 horas


Modalidade online (transmissão ao vivo). Não serão disponibilizadas gravações das aulas após o curso.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais das agências reguladoras, sobretudo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), preferencialmente com formação técnica ou experiência na área de Engenharia Elétrica e correlatas. Engenheiros de concessionárias distribuidoras de energia elétrica. Desenvolvedores e fabricantes de equipamentos para redes de distribuição.

 

SOBRE O INSTRUTOR 

 

Ricardo Torquato

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como pesquisador visitante por mais de 3 anos na Universidade de Alberta e na Ryerson University (ambas no Canadá). Desde 2021, é pesquisador da ERA Energy Research and Analytics. Possui mais de 10 anos de experiência em projetos de P&D com empresas brasileiras, canadenses e indianas do setor elétrico. Suas áreas de atuação são integração de recursos energéticos distribuídos, qualidade de energia elétrica e extração de informação de infraestruturas avançadas de medições (Power Quality Data Analytics) em redes de energia.

 

 

Tiago R. Ricciardi

Natural de Brasília/DF (1986). Possui graduação (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisador visitante nas Universidades de Alberta (Canadá, 2011, 2014) e de Manchester (Reino Unido, 2016). De 2015 a 2021 participou do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado da UNICAMP, onde atualmente é também pesquisador colaborador junto ao Dep. de Sistemas e Energia da Faculdade de Eng. Elétrica e de Computação. Participou de diversos projetos de P&D do Setor Elétrico e possui experiência  em análise computacional de sistemas de energia elétrica, sistemas de distribuição e geração distribuída. Desde 2021 é pesquisador da ERA Energy Research and Analytics.

 

 INVESTIMENTO

 

  • Valor do curso: R$ 1.200,00

 

  • Associados ABAR: Gratuito – utilize o cupom ABAR17
    O servidor de agência associada à ABAR deverá encaminhar, por email, comprovante funcional para a Secretaria da ABAR (inscricoes@abar.org.br). No ato de inscrição, utilize o cupom. A inscrição será confirmada após a conferência do comprovante pela Secretaria da ABAR.

 

  • Associados ABES: 30% de desconto sobre o valor integral
    Para ter direito ao desconto, o associado ABES deverá, obrigatoriamente, encaminhar documento atual da Secretaria da ABES, comprovando estar em dia com as obrigações estatutárias, para inscricoes@abar.org.br. Após a conferência pela Secretaria da ABAR, será enviado o cupom de desconto a ser utilizado durante o pagamento da sua inscrição nesta plataforma.

 

  • Nota de Empenho: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para a Secretaria da ABAR: inscricoes@abar.org.br. Todas as orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.

 

SOBRE AS AULAS E CERTIFICAÇÃO

Este curso dá direito a certificado com emissão online, considerando os seguintes critérios:

 

1. Manter as câmeras ligadas durante as aulas ao vivo (desejável)

2. Alcançar o mínimo de 75% de presença/participação nas aulas

3. Alcançar a média 7 de pontuação na Avaliação de Conhecimento que será aplicada ao final do curso

4. As reuniões serão realizadas através da plataforma Zoom. O aluno deve criar uma conta no aplicativo Zoom para que possa logar com seu perfil no dia do curso. É imprescindível que o login seja feito com Nome e Sobrenome, fornecidos no momento da inscrição, para validação da participação e emissão do certificado.

 

Inscrições até 28 de agosto de 2022.

 
INSCREVA-SE
© 2024. Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas