Objetivos do Curso
Capacitar os participantes no tema de riscos climáticos, visando compreender, identificar e lidar com os impactos. Além disso, prover insumos e informações para ampliar conhecimentos, discutir critérios e melhorar as condições técnicas, de gestão e institucionais relacionadas à gestão do risco associado à mudança do clima na atuação regulatória.
Objetivos Específicos
Sensibilização: Sensibilizar os participantes sobre os potenciais efeitos das mudanças climáticas em nível global, nacional e nas repercussões da atuação regulatória.
Familiarização com Conceitos: Familiarizar os participantes com a temática de risco climático, seus conceitos e dimensões, alcançando um entendimento comum sobre o tema.
Instrumentos de Planejamento: Familiarizar os participantes com os instrumentos de planejamento e tomada de decisão no tema, conhecendo os principais aspectos da gestão de riscos climáticos.
Conhecimento Teórico-Prático: Prover caminhos teórico-práticos para identificar, avaliar, tratar e monitorar riscos climáticos por meio de ferramentas metodológicas para análise e gestão do risco climático.
Visão Crítica: Adquirir uma visão crítica do tema, considerando sua importância e influência para as infraestruturas nacionais.
Conteúdo do Curso
AULA 1: A MUDANÇA DO CLIMA E SEUS IMPACTOS
Objetivo: Introduzir o tema de avaliação de riscos climático, fornecendo as bases da ciência climática e os conceitos fundamentais de risco e resiliência.
AULA 2: PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DE RISCOS CLIMÁTICOS
Objetivo: Familiarizar os participantes com os principais aspectos do planejamento público e instrumentos de planejamento e tomada de decisão frente ao risco do clima; integração dos riscos climáticos no ciclo regulatório.
AULA 3: AVALIAÇÃO DE RISCO CLIMÁTICO
Objetivo: Familiarizar os participantes com avaliações de risco climático por meio de exemplos, provendo conhecimento teórico-prático para identificar, avaliar, tratar e monitorar riscos climáticos.
Público Alvo
Gestores públicos e privados de setores estratégicos, como saneamento, energia e transporte. Estudantes e pesquisadores interessados em gestão ambiental e regulação.
Informações do Curso
Associados ABAR: é necessário utilizar código do cupom durante a inscrição e enviar comprovante funcional para [email protected], para adquirir a gratuidade.
Inscrições abertas até 24/04 ou até esgotarem as vagas.
Instrutor
Daniel Tha: Graduado em Ciências Econômicas - FAE Centro Universitário (2004), mestre em Economics and Business pela Erasmus Universiteit Rotterdam (2008) e mestre em Environment and Resource Management pela Vrije Universiteit Amsterdam (2008). Doutorando em Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade do Vale do Itajaí (2021-2025). Instrutor de Análise Custo-Benefício (ACB) na ENAP. Autor do Anexo II do Guia ACB – Risco Climático e coautor do Manual de ACB em Infraestrutura Hídrica e Saneamento. Consultor na área de economia ambiental, planejamento e socioeconomia por meio da Kralingen Consultoria, onde aplica ferramentas como análise custo-benefício (ACB), desenvolvimento de cenários, modelagem sistêmica, análise multicritério, modelagem integrada financeiraambiental e desenvolvimento de indicadores para auxiliar governos, empresas e organismos multilaterais no planejamento e processo de tomada de decisão. Experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: valoração de recursos naturais, resíduos sólidos, recursos hídricos e mudanças climáticas.
Informações Importantes
O servidor de agência associada à ABAR deverá encaminhar comprovante funcional (foto do crachá, cabeçalho do contra-cheque atual ou nomeação). A inscrição será confirmada após a conferência do comprovante pela Secretaria da ABAR. No ato de inscrição, utilize o cupom informado. Para enviar o comprovante basta enviar através do botão abaixo.
Envie seu comprovante funcional para o e-mail: [email protected]
O desconto não é cumulativo e será calculado sobre o valor integral do curso.
Para ter direito ao desconto, os associados acima deverão, obrigatoriamente, encaminhar documento atual da Secretaria da Associação no qual é vinculado, comprovando estar em dia com as obrigações estatutárias, para o e-mail [email protected]. Após a conferência pela Secretaria da ABAR, será enviado o cupom de desconto a ser utilizado durante o pagamento da sua inscrição nesta plataforma.
Pagamentos via Nota de Empenho: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para a Secretaria da ABAR: [email protected]. Todas as orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.
Sobre as Aulas e Certificação
Este curso dá direito a certificado com emissão online, considerando os seguintes critérios:
As aulas serão realizadas através da plataforma Zoom. O aluno deverá possuir uma conta e o aplicativo instalado no dispositivo a ser utilizado para acesso às aulas ao vivo.
Meu Pedido
Carrinho Vazio
Notificações
Marcar todas como lidas