Contabilidade para não contadores

SOBRE O CURSO

 

Noções básicas sobre os principais usuários da contabilidade, as contas patrimoniais e de resultado e a estrutura das demonstrações financeiras, também fornece noções sobre a análise das demonstrações financeiras e o uso de índices para análise das demonstrações financeiras.

 

07 a 10 de junho de 2022, 9h às 12h30 - Horário de Brasília

Modalidade online (transmissão ao vivo)
Carga horária: 8 horas

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais não contadores com interesse em interpretação de relatórios contábeis.

 

SOBRE OS INSTRUTORES

 

Marli da Costa Moreira

Mais de 19 anos de experiência nas áreas de contabilidade/finança e de regulação econômico financeira do Setor Elétrico

Contabilista com MBA em Administração do Setor Elétrico pela FGV e pós graduada em Gestão Tributária pela FECAP.

Membro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SP) e inscrita no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Atua há mais 15 anos no Setor Elétrico, nas áreas de regulação e auditoria externa, com domínio na elaboração e atendimento às exigências da Câmara Comercializadora de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) às empresas do setor. Atuação por mais de 7 anos em auditoria independente e consultoria financeira, contábil e regulatória em empresa multinacional, atendendo à clientes de diversos portes e segmentos, com especialidade em companhias do setor de concessão.

Principais Clientes/projetos: ARSESP, Grupo Energisa, CEA, CERR, COCEL, DCELT, LIGHT, Nova Palma, CERTAJA, SANASA, CAESA,  Villares Metals, Caloi, etc.

 

Mário Shinzatu 

Iniciou sua carreira na Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes em 1982, tendo exercido a função de gerente sênior, responsável pelos trabalhos de auditoria em empresas de capital aberto, nacionais e multinacionais. Em 2003 ingressou na AES Tietê S.A. atuando como gerente de controladoria; entre 2008 a 2014 passou a ser responsável pela Controladoria BRGAAP do Grupo AES no Brasil; e entre 2014 e 2015 gerenciou a implementação de nova versão do SAP nas empresas do Grupo AES.

Na Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. atuou como conselheiro fiscal no período de maio de 2017 a dezembro 2018 atuou como membro do Comitê de Auditoria em 2019.

Atualmente tem atuado como conselheiro fiscal da AES Tietê Energia S.A., desde janeiro de 2016, da Brasiliana Participações S.A. desde maio de 2017 (todas companhias abertas), sendo esta última como conselheiro suplente. Tem ministrado cursos pela FIPECAFI e pela Fundação COGE na área de contabilidade. Atua como consultor na Taticca Auditores e Consultores.

É Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – FACESP (1984), com MBA (Master in Business Administration) pelo IBMEC (1998) e com Mestrado em Contabilidade pela Pontifícia da Universidade Católica de São Paulo (2010).

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

 

Introdução

Noções básicas

Principais usuários

Contas patrimoniais e de resultado

Estrutura das principais demonstrações financeiras

Algumas decisões em relação ao Balanço Patrimonial

Análise das demonstrações financeiras

Índices de Liquidez

Índices de Endividamento

Índices de Rentabilidade

Índices de Estrutura de Capital

Índices de Atividade

Considerações finais

Estudo de caso

 

INVESTIMENTO

 

    • Valor do curso: R$ 800,00

     

    • Associados ABAR: Gratuito – utilize o cupom ABAR11
      O servidor de agência associada à ABAR deverá encaminhar, por email, comprovante funcional para a Secretaria da ABAR (inscricoes@abar.org.br). No ato de inscrição, utilize o cupom. A inscrição será confirmada após a conferência do comprovante pela Secretaria da ABAR.

     

    • Associados ABES: 30% de desconto sobre o valor integral
      Para ter direito ao desconto, o associado ABES deverá, obrigatoriamente, encaminhar documento atual da Secretaria da ABES, comprovando estar em dia com as obrigações estatutárias, para inscricoes@abar.org.br. Após a conferência pela Secretaria da ABAR, será enviado o cupom de desconto a ser utilizado durante o pagamento da sua inscrição nesta plataforma.

     

    • Nota de Empenho: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para a Secretaria da ABAR: inscricoes@abar.org.br. Todas as orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.

     

    SOBRE AS AULAS E CERTIFICAÇÃO

    Este curso dá direito a certificado com emissão online, considerando os seguintes critérios:

     

    1. Manter as câmeras ligadas durante as aulas ao vivo (desejável)

    2. Alcançar o mínimo de 75% de presença/participação nas aulas

    3. Alcançar a média 7 de pontuação na Avaliação de Conhecimento que será aplicada ao final do curso

    4. Os cursos serão realizados através da plataforma Zoom. O aluno deve criar uma conta no aplicativo Zoom para que possa logar com seu perfil no dia do curso. É imprescindível que o login seja feito com Nome e Sobrenome, fornecidos no momento da inscrição, para validação da participação e emissão do certificado.

     

INSCREVA-SE
© 2024. Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas