Acertar para Auditores

Ciclos 1 ao 5

ACERTAR PARA AUDITORES – CICLOS 1 AO 5

 

SOBRE O CURSO

Gerar e gerir informação confiável é imprescindível para moldar o futuro da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A informação adequada permite a tomada de decisões gerenciais e operacionais racionais e solidamente fundamentadas. Cabe às agências reguladoras, tribunais de contas e autores internos das companhias de água e esgotamento sanitário verificar a confiabilidade da informação que é usada para a formação de tarifas e indicadores de qualidade do serviço prestado. Neste curso de capacitação serão apresentados todos os passos necessários à execução da Metodologia Acertar. São apresentados em nível de detalhe todos os 120 testes de controle e 111 testes substantivos relativos as práticas de auditoria de informação em saneamento, envolvendo os principais indicadores do SNIS. Portanto, serão abordados os 14 processos nevrálgicos para a prestação de serviços, quais sejam: Gestão Comercial; Recursos Humanos; Suprimentos, Compras e Contratos; Tributária; Contábil; Financeiro; Gestão de Ativos; Manutenção do Cadastros de Redes; Manutenção da Rede de Esgoto; Processo Operacional; Controle da Qualidade da Água; Índices de atendimento; Consumo de Energia Elétrica. Serão disponibilizados também materiais de apoio, tais como planos de auditoria, templates e workpapers, para executar auditorias conforme previsto na PORTARIA N° 719, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018, que podem ser realizadas com caráter interno ou externo, bem como certificado de participação.

 

Carga horária estimada: 30 horas  (16 horas - conteúdo obrigatório e 14 horas - conteúdo optativo)

Modalidade online EAD (aulas gravadas e dois webinars ao vivo)

 

O curso será realizado na modalidade de videoaulas (disponibilizadas para consulta e acesso dos contratantes pelo período de 1 ano), sendo possível interagir com os instrutores via e-mail para solução de dúvidas e durante a realização de dois webinars ao vivo para os participantes (temática operacional e econômico-financeira).

O conteúdo do curso ficará disponível por um ano após a data de início da turma.

 

PÚBLICO ALVO

O principal objetivo deste curso é apresentar os testes de controle e os testes substantivos que compõem todos os Ciclos da Metodologia Acertar sobre o prisma de auditores das agências reguladoras, terceirizados ou mesmo auditores internos dos prestadores de serviços regulados.

 

SOBRE OS INSTRUTORES

 

Samuel Alves Barbi Costa

 

Economista, mestre em Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento Básico pela Fiocruz, Gerente de InformaçõesEconômicas da Arsae/MG onde atua desde 2010 e Coordenador do Grupo de Indicadores da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR.

  

Luíza Kaschny Borges Burgardt

Engenheira Ambiental e Sanitarista, mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina, cursando especialização em Auditoria e Gestão Empresarial. É Gerente de Fiscalização de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Aresc/SC desde 2014, e coordenadora do Grupo Proteção de Mananciais da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR. 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

 

INSCRIÇÕES

 

Data: Turma II  - inscrições de 24/10/22 a 09/12/22

Período da turma: 24/10/22 a 24/10/2023.

Vagas limitadas

 

INVESTIMENTO

 

  • NÃO ASSOCIADOS À ABAR:  R$ 997,00
  •  ASSOCIADOS ABAR:  R$ 700,00

Inscrições dos Associados ABAR: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para inscricoes@abar.org.br, informando o nome, CPF e e-mail do servidor participante, para que possamos enviar a proposta e o cupom de desconto. As demais orientações serão enviadas por email para a conclusão da matrícula.

  •   ASSOCIADOS ABES e AESBE:  R$ 700,00
  •  ASSOCIADOS ASSEMAE:  R$ 798,00

Inscrições demais Associados: Encaminhar documento atual da Secretaria da ABES, AESBE ou ASSEMAE para o email inscricoes@abar.org.br, comprovando estar em dia com a anuidade e obrigações estatutárias. O desconto será concedido somente após o envio do documento. Após a conferência pela Secretaria da ABAR, será enviada proposta e o cupom de desconto a ser utilizado durante a inscrição. 

 

Nota de Empenho: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para o email inscricoes@abar.org.br. As orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Os Webinars ao vivo serão realizados através da plataforma Zoom, mas o acesso ao evento será por meio do perfil do aluno, nesta Plataforma.

Para acesso ao webinar os alunos deverão possuir uma conta no Zoom e ter o aplicativo baixado no computador/dispositivo.

 

CERTIFICAÇÃO

Este curso dá direito a certificado com emissão online. 

 

Inscrições até 9 de dezembro de 2022.

INSCREVA-SE
© 2024. Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas